-
Arquitetos: Carme Ribas, Josep Ferrando Architecture, Pere Joan Ravetllat
- Área: 10000 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Pedro Pegenaute
Situação
O novo edifício do Campus das “Terres del l’Ebre” encontra-se na área do Parque Ferial de Tortosa, ao norte da cidade, em um âmbito situado entre o rio Ebro e o bairro de Remolins.
Localização
A localização é especialmente atrativa por sua complexidade. Trata-se de um terreno representativo e claramente identificável como marco urbano. A meio caminho entre o parque e a cidade, a proposta pretende suavizar a transição entre o entorno natural e o urbano. Por uma parte, podemos descobrir o novo edifício em meio as árvores, como uma peça fragmentada e descontinua para permitir uma fácil integração com o entorno do parque. Desde o outro lado, contrariamente, é capaz de oferecer uma fachada urbana mais compacta que se sobrepõe a topografia urbana assumindo a altura habitual da cidade.
Sua plataforma de assentamento situa-se a uma cota superior a do parque devido ao risco de inundações. A diferença de cotas entre o parque e o edifício é resolvido através de uma série de rampas que conferem continuidade ao espaço do parque.
O edifício
Em planta, o edifício se afasta da rua para obter o perímetro necessário para a disposição do programa e ao mesmo tempo pode ser atravessado com facilidade. Contrariamente, o que representaria um edifício-barreira, a disposição facilita os percursos em diagonal e permite relacionar o parque com a avenida que conecta a cidade e o recinto feiral. O novo Campus quer ser a porta do parque criando um começo e um final e, ao mesmo tempo, ser a ante-sala da citada avenida. Esta dualidade da localização caracteriza sua implantação.
O programa
A forma da planta permite configurar uma boa disposição do programa solicitado. São estabelecidas galerias externas agrupando-se por áreas temáticas, reduzindo a circulação interior, minimizando os corredores e gerando praças ou pequenos espaços de relação. Entre estes espaços comuns e os de usos específicos situados na fachada se dispõe um elemento de espessura variável que serve de transição e filtro. Contém espaços de apoio como banheiros, pátios de instalações, bilheteria, etc... favorecendo a absorção acústica.
A secção pretende trazer a luz natural para o centro do edifício naqueles espaços estratégicos como o término dos espaços de circulação. Além disso, permite situar o programa mais público ou aberto no térreo onde estão localizados o hall com o espaço expositivo, a biblioteca conectada com os espaços de informática, a sala de estudo e o bar. No primeiro pavimento existem três tipos de sala de aula que abrigam as necessidades docentes, já no segundo pavimento estão localizadas as salas dos professores. Finalmente, o terceiro pavimento abriga a sala da direção conjuntamente com os espaços de extensão universitária.
A estrutura
O projeto contempla a construção de um edifício que apresenta o formato de uma estrela quando visto em planta baixa, com um corpo central praticamente quadrado, onde se situa a junta de dilatação. Ao redor do corpo central são dispostos cincos alas com estruturas independentes.
Nas zonas perimetrais planejava-se uma solução de forro unidirecional com nervuras pós-tensionadas apoiadas sobre vigas planas.
Na zona central, destinada basicamente a distribuição e comunicação vertical entre áreas comuns, estão posicionadas luzes entre os pilares de 9,60m em duas direções. Através desta iluminação, planejou-se um forro reticular.
A envolvente
Exteriormente pensou-se um um revestimento modular de concreto que garante a continuidade da fachada. São diferenciados os dois tipos de peça de dimensões 1,20 x 4,20m: um painel opaco e outro treliçado que peneira a luz. Segundo as necessidades dos espaços interiores podemos encontrar a peça opaca, a peça de treliça ou nenhuma das duas, fazendo com que possamos descobrir as diferentes visões em relação ao parque e a cidade.
Na área do pórtico de acesso do térreo, coloca-se um revestimento sobre a vedação cerâmica de placas de aço galvanizado, sobre um sistema de suporte também feito com perfis de aço galvanizado.